O Poder da Gratidão

 

Você é uma pessoa grata?

Gratidão é um dos sentimentos mais nobres do ser humano, essencial para a felicidade, faz com que reconheçamos o grande valor das pequenas coisas. Como é bom conviver com pessoas gratas! Elas conseguem expressar seus bons sentimentos através do que dizem e fazem. Elas conseguem influenciar positivamente o mundo ao seu redor sem fazer muito esforço, sendo apenas o que são, gratas. E como é desagradável conviver com alguém ingrato, que não sabes reconhecer as coisas boas que tem na sua vida, que  reclama de tudo e de todos e não consegue acordar e encontrar um motivo para agradecer.

Hoje vamos aprender o poder da gratidão e nunca mais vamos deixar de ser gratos. Deem graças, sejam gratos em todas as circunstâncias 1 Tessalonicenses 5:18

 

O que é gratidão?

A palavra gratidão tem a sua origem no latim “gratia” que tem seu significado na palavra graças ou gratus – ao pé da letra significa agradável. Sendo assim, entende-se que a gratidão se denomina pelo entendimento de ser grato a algo que a vida nos dá, sendo ele bom ou ruim. É agradecimento, muito mais que obrigada!

No dicionário encontramos a seguinte tradução: Gratidão é qualidade de quem é grato. Reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou um benefício, um auxílio, um favor etc.

Eu traduzo gratidão como reconhecimento e honra por alguém ou por um benefício alcançado. Gratidão é um estado de graça, do sentir amor e de reconhecimento. Eu sou uma pessoa grata,  já quero expressar minha gratidão por você está lendo esse texto, meu desejo é que ele influencie a sua vida e que você seja mais grato (a).

 

Motivos para ser grato:

Se você tem certa facilidade para reclamar e muita dificuldade para agradecer, saiba que as pessoas agradecidas são emocionalmente inteligentes, tolerantes e menos propensas a serem deprimidas, ansiosas ou solitárias. A gratidão ainda incentiva o comportamento moral e ajuda as pessoas a lidar com o estresse, trauma e adversidade. Então vale a pena desenvolver um coração de gratidão e começar agora a olhar a seu redor e ver quantas coisas boas já aconteceram na sua vida, quantas experiências marcantes, quantas alegrias, quantas descobertas.

Você com certeza tem muitos motivos para agradecer, precisa desenvolver esse hábito que trará grandes benefícios pra usa vida. A gratidão é tão poderosa que exerce função terapêutica. Ela tem o poder de recuperar e manter a saúde física e mental, além de amenizar os sentimentos negativos. E isso não sou eu que estou dizendo, está comprovado cientificamente.

 

Benefícios da gratidão

Expressar gratidão é a melhor estratégia para alcançar a felicidade plena, todos querem ter uma vida próspera, plena e feliz. Mas não conseguem desenvolver um coração grato pelo que está vivendo, almeja o que não tem, supervaloriza o que não tem – não há plenitude sem gratidão.

A gratidão é um antídoto contra emoções ruins, que ajuda a neutralizar a inveja, hostilidade, aborrecimentos e irritação. Praticar a gratidão é focar no agora, reconhecendo todas as conquistas que você já teve, e se colocar à disposição para receber ainda mais.

“Por que a todo o que tem (gratidão), dar-se-lhe-á, e terá em abundância; mas ao que não tem (gratidão), até aquilo que tem, ser-lhe-á tirado.”  Matheus 25:29

Porque tudo o que você agradece, volta na mesma intensidade. E tudo o que não agradecer, pela lei Universal da Gratidão, você poderá perder.

Sobre o pouco foste fiel (agradecido) sobre muito te colocarei…Mateus 25:21

Então não pecam tempo sejam gratos por tudo e todos que estão a seu redor, lembrem-se da lei da atração. Você atrai o que respeita, honra e acredita.

 

Outros Benefícios da Gratidão

1 Melhora da saúde mental

A ingratidão estimula inúmeros sentimentos negativos, como a insegurança, ansiedade, medos e frustrações. Ser grato o libertará de diversos problemas negativos e melhorará significativamente sua saúde mental.

2 Diminui as chances de depressão

O hábito diário da gratidão você libera o hormônio da alegria, além de focar em suas experiências positivas, naquilo que ama e em todas as coisas pelas quais vale a pena viver.

3 Melhora sua autoestima

Quando você valorizar sua história de vida, aumenta a sua autoestima.

4 Relacionamentos Saudáveis

Ao mostra-se grato pelas pessoas que foram gentis com você ou que lhe ajudaram de alguma forma. Isso garante que você possa nutrir novas amizades e relações mais saudáveis.

5 Aumenta a Empatia

Pessoas mais gratas tem mais facilidade de se colocar no lugar do outro e compreender pontos de vista diferentes. Ou seja, são pessoas mais compreensivas que não entrarão em brigas desnecessárias.

6 Melhora a saúde e traz mais felicidade

Pessoas que se sentem gratas também elevam as emoções positivas, mostram-se mais satisfeitas com a vida e mais otimistas. Isso leva essas pessoas a cuidarem mais de sua saúde e a buscarem qualidade de vida, através de esportes, alimentação e uma vida mais equilibrada.

 

Diário da Gratidão.

Estamos tão acostumados com a correria do nosso dia a dia que simplesmente não paramos para pensar o que de bom nos aconteceu; seja aprendizados, encontros, pequenas delicadezas, enfiam diariamente está acontecendo coisas muito boas conosco, mas não temos tempo para apreciar. Podemos contemplar a beleza do universo, agradecer pela saúde, família, amigos, a lista é grande. Você percebe como existem muitos motivos para sermos gratos?

Quero propor um exercício para você O diário da Gratidão que é uma ferramenta infalível que te ajudará a ter um coração grato. Você vai adquirir o hábito e ver quantos motivos você tem para agradecer.

 

Exercício para desenvolver gratidão

Comece hoje é bem simples –  Todos os dias antes de dormir, escreva em um diário – agenda pelo menos 5 acontecimentos agradáveis seus. Pode ser uma compra, um negócio, um aprendizado, um encontro, o salário que recebeu, enfim qualquer coisa. Agradeça por cada um deles sincera e profundamente.

Esse exercício tem dois benefícios: criar o hábito de lembrar e registrar as coisas boas que acontecem na tua vida e também, agradecer por tudo de bom que aconteceu no teu dia. Após escrever as primeiras páginas, sua percepção mudará e você verá que sua vida não é tão ruim quanto pensa, com certeza você tem muitos motivos pra agradecer.

Quer vida plena e com prosperidade? Seja grato pratique o Diário da Gratidão, e por favor compartilhe comigo suas experiências, eu vou amar saber que estou contribuindo com sua vida.

Desde já gratidão. Um abraço.

 

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *