Identidade – qual é a sua?

A identidade

é o que define uma pessoa: nome, sobrenome, filiação, local e data de nascimento, foto. Ela também vai determinar o nosso estilo de vida, tipo de alimentação, cultura, gostos pessoais, e se você é uma pessoa sofisticada ou despojada. Pessoas que nasceram e moram na mesma cidade podem ter costumes diferentes; pessoas da mesma família são diferentes, faz parte da nossa identidade ser diferente,  isso nos tornam únicos – exclusivos!

“Muitas mulheres são exemplares, mas você a todas supera”. Você é única! Provérbios 31:29

Para quem acredita em Jesus, ter noção da sua identidade em Cristo é uma das coisas mais essenciais da vida. Isto porque quando sabemos quem nós somos, tudo muda.

Algumas pessoas ficam desanimadas porque acreditam que aquilo que fazemos é que determina quem nós somos. Por esse motivo, quando falham, ficam muito tristes. Mas não é o que fazemos que define a nossa identidade; pelo contrário, a nossa identidade é que deve determinar e guiar aquilo que fazemos. Ser, fazer, ter!

Quem sou eu?

Qual o meu significado como Ser Humano? Qual o meu propósito interior? Para onde vou? O que eu quero? Porque nasci? Qual é o meu dom, talento ou habilidade? Responder essas perguntas não é tão simples assim; estes são questionamentos profundos em nossa alma, relacionados com nossa identidade e nosso destino nesta terra. Muitas vezes perdemos nossa verdadeira identidade acreditando em crenças que nos limitam, crenças que adquirimos muitas vezes na nossa infância, e carregamos conosco até hoje, impedindo de vivermos nossa verdadeira essência, nossa verdadeira identidade, muitas pessoas vivem o seu “eu impostor” E não sabem de fato quem são. Você merece viver sua verdadeira identidade, o Pai sonhou com você, exatamente como és.

Por um acaso você já declarou algumas dessas frases abaixo?

Eu sou um fracasso!  Não consigo fazer isso porque: sou gorda, sou magra, sou pobre, não tenho faculdade, sou mulher.

Não gosto de ler, sou um zé ninguém, não sou criativa, isso não é pra mim, não faço parte desse grupo, por isso não consigo, Deus não se preocupa comigo, não tenho tempo, homens são todos iguais. A lista de crenças que alimentamos diariamente é enorme, poderia escrever centenas de frases que de alguma forma se encaixa com você, ou em algum momento da sua vida você já repetiu uma dessas crenças. As crenças minam o grande poder que o Criador colocou dentro de você, e você assume outra identidade que não é a de vencedor. Sua identidade é de vencedor, você foi criado pra vencer, e precisa receber isso como verdade. Você precisa conhecer, acreditar e viver sua verdadeira identidade.

 

Deus sabia quem Ele era: Jesus sabia quem Ele era. Você precisa saber quem é você!

Eu Sou o que Sou.  Eu Sou me enviou a vocês”. Êxodo 3:13-14

Quem é você?”, perguntaram eles. Jesus respondeu! “Exatamente o que tenho dito o tempo todo”. João 8:24-25. Respondeu Jesus: “Eu afirmo que antes de Abraão nascer, Eu Sou!”  João 8:58. Então Jesus declarou: “Eu sou o Messias! Eu, que estou falando com você”. João 4:26

Jesus usou o mesmo termo “EU SOU” em sete declarações sobre Si mesmo. Em todas as sete, Ele combina EU SOU com metáforas que expressam a Sua imensa relação de salvação com o mundo. Todas aparecem no livro de João: EU SOU o Pão da vida (João 6:35, 1, 48, 51); EU SOU a Luz do mundo (João 8:12); EU SOU a porta das ovelhas (João 10:7,9); EU SOU o Bom Pastor (João 10:11, 14); EU SOU a Ressurreição e a Vida (João 11:25); EU SOU o Caminho, a Verdade e a Vida (João 14:6) e EU SOU a videira verdadeira (João 15: 1,5).

Você é:

Obra de Deus – Gênesis 1:27 – Criado de maneira especial – Salmos 139:14

Amado por Deus – 1 João 4:10 – Conhecido por Deus – Salmos 139:1-3

Criado com um propósito – Jeremias 29:11- Único – Efésios 2:10

Geração eleita – Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. 1 Pedro 2:9

Filhos – Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos, por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade. Efésios 1:5

O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus. Romanos 8.16

Antes de formá-lo no ventre eu o escolhi; antes de você nascer, eu o separei e o designei profeta às nações”. Jeremias 1:5

Maravilhosas (os)  “Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem. Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia. E quão preciosos me são, ó Deus, os teus pensamentos! Quão grandes são as somas deles!” Salmos 139:14-17

 Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu tornei conhecido a vocês. João 15:15

 

Não esqueça sua identidade.

Somos obra de Deus, criados com uma identidade própria para cumprir um propósito aqui na terra. A partir do conhecimento de Deus, conseguimos compreender a nossa identidade e o propósito pelo qual somos como somos, e para qual finalidade existimos. Fomos criados por Deus. Para cumprir um propósito. O conhecimento de Deus e o nosso relacionamento com Ele nos dá um entendimento muito claro da nossa identidade e isso é libertador para que possamos romper de fato e nos alinhar aos pensamentos e propósitos Dele a nosso respeito.

O que a Ele diz a nosso respeito:

  1. Somos criados por Deus – Salmos 139:13-15
  2. Criados à imagem e semelhança de Deus – Gênesis 1:27
  3. Nova criatura – 2Coríntios 5:17
  4. Filhos e herdeiros de Deus – 1João 3:1-2; Gálatas 4:1-7
  5. Tesouro particular de Deus – Êxodo 19:5,6
  6. Livres – Gálatas 5:1
  7. Templo do Espírito Santo – 1Coríntios 6:19,20
  8. Amigos de Deus – João 15:15
  9. Sacerdócio real – 1Pedro 2:5,9

 

 

É libertador quando entendemos quem somos em Cristo. Nós somos vencedores e podemos ser tudo que quisermos.

Nessa oportunidade aproveita para ler o artigo> O que é autoconhecimento?

Que Deus abençoe você!

Abraço e até a próxima! 

 

 

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *