A MAGIA DAS CORES E SEUS EFEITOS PSICOLÓGICOS

Olá Mulher Poderosa!

As cores são de fundamental importância em nossas vidas, elas estão em todos os lugares, trazem alegria aos nossos olhos, são realmente uma bela dádiva de Deus a nós. Elas definem nossa personalidade, estado de espírito, inspiram ações, aquecem, esfriam, promovem serenidade, paz … Enfim, despertam nossas emoções o tempo todo.

 

UM POUCO DE HISTÓRIA

Em 384-322 a.C., Aristóteles, filósofo grego, afirmou que a cor era uma propriedade do objeto e que as duas cores principais eram preto e branco, sendo todas as outras, derivadas de um dos quatro elementos da natureza (ar, agua, terra e fogo).

Mais tarde Leonardo da Vinci mudou esse conceito e afirmou ser a cor uma propriedade da luz e não do objeto. Isto é, a cor não é do objeto e sim resultado da luz refletida sob ele, o objeto.

No século XVII, Isaac Newton, fez um experimento com um prisma de vidro transparente e observou que a luz do sol refletia nele sete cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e roxo, comprovando desta forma a teoria de Leonardo da Vinci.

Outros estudos foram feitos quanto às cores e dentre eles, o estudo de uma designer de moda americana, chamada Suzanne Caygill, que observou que os seres humanos carregam informações sobre sua personalidade e estilo em sua coloração pessoal e natural. Notou também que as tonalidades da nossa pele, olhos e cabelos, eram encontrados na natureza.

Foi através de estudos e experimentos de diversos pesquisadores ocorridos até então sobre as cores, que hoje podemos direcionar nossa imagem, de forma a realçar nossa beleza e também nos comunicar através delas.

EFEITO PSICOLÓGICO DAS CORES

Além das cores definirem nossa personalidade, elas despertam emoções, tanto para quem se veste dela quanto para quem a vê. Isso explica a razão de gostarmos mais de determinadas cores que de outras e nos sentirmos atraídas por determinadas cores ao se vestir.

Cada cor, tem seu significado diferente, mas a mensagem é transmitida pela combinação de algumas delas.

Vermelho: Demonstra força, é uma cor estimulante.

Azul: É a cor da mente e transmite tranquilidade. Tons mais escuros de azul estimulam pensamentos mais claros e leves, já os tons mais claros acalmam a mente e relaxam.

Rosa: Representa o feminino e a sobrevivência das espécies, ela acalma.

Amarelo: É estimulante ao emocional.

Laranja: É uma cor audaciosa e divertida. Ao mesmo tempo que traz sensação de conforto físico.

Verde: Ela é a cor do equilíbrio.

Roxo: Representa a elevação da consciência a um nível mais alto, atingindo níveis espirituais e estimulando a meditação.

Preto: É uma cor que cria barreiras de proteção.

Branco: O branco atrai a atenção do olhar, representa a pureza.

Marrom: O marrom transmite seriedade e conservadorismo.

Cinza: O cinza puro é a única cor que não tem propriedades psicológicas diretas.

 

A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE CROMÁTICA

É através da análise cromática que se descobre quais são as cores que harmonizam com a pele de uma pessoa, ou melhor, quais são as cores que mais destacam os pontos fortes da aparência, tais como, vitalidade, jovialidade, alegria, etc. Além de ajudar a minimizar algumas imperfeições.

Quando as cores usadas não estão em harmonia com a pele, o rosto fica com aparência cansada, pálido, sem vitalidade e envelhecido. E como nosso rosto é nosso cartão de visita, vale a pena usar as cores certas.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Muito se pesquisou sobre as cores, elas dizem muito sobre uma pessoa. Elas refletem muito sobre a personalidade, o humor e estado de espírito. É através delas que passamos diversas mensagens sobre nós.

Gostou das informações, Poderosa? Faça seus comentários, vou adorar ler. Até a próxima quinzena.

 

BjBj

 Léa Borges

Consultora de Imagem e Estilo Pessoal

Site: leaborges.com.br

Instagram: leaborgesestilo

WhatsApp: (12) 98191 – 1395

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *