Os benefícios da alegria

Comece com um sorriso!

Sabe aquele ditado que diz: “Sorrir é o melhor remédio”? Ele faz muito sentido no universo científico, uma vez que o sorriso ajuda a reduzir o estresse, traz benefícios ao corpo e à mente, e altera positivamente o estado emocional que melhora o bem-estar.

E o melhor de tudo isso é que o sorriso é contagioso, ninguém resiste a uma gargalhada e para você começar a sorrir é só encontrar alguém sorrindo. Vamos começar? Rsrsrs…

O especialista do humor Patty Wooten, diz que a maioria dos adultos riem 25 vezes ao dia, enquanto que as crianças riem 400 vezes por dia. Mesmo as crianças surdas e cegas demonstram intuitivamente uma reação sorridente ao sentirem paz e felicidade. Você já nasce sabendo sorrir, precisa escolher expressar seus sorrisos. Vamos começar? Rsrsrs…

 

Então… escolha sorrir.

Sorria para as pessoas. O sorriso é uma linguagem universal.

Sorria diante das dificuldades, absurdos e anomalias da vida.

Sorria diante da beleza da natureza.

Sorria ao ver a crianças brincando e sendo felizes com pouco.

Sorria ao lembrar de um momento feliz.

Sorria ao se olhar, veja como és preciosa. Todos somos!

Sorria da vida e para a vida.

Escolha sempre sorrir, um sorriso no rosto pode gerar uma reação no coração. Quanto mais você escolher sorrir, mais você sentira vontade de fazê-lo e perceberá os benefícios emocionais e físicos, vale a pena sorrir.

 

Os benefícios da alegria

O coração alegre é como o bom remédio, mas o espírito abatido seca até os ossos. Provérbios 17:22

A bíblia diz que a alegria é como um remédio e a ciência tem se encarregado de comprovar essa teoria. Existem muitas pesquisas que comprovam as propriedades curativas do riso. Em um estudo envolvendo 16 homens que assistiram a um vídeo engraçado, os níveis do hormônio estresse cortisol caíram 39%.  A adrenalina caiu 70% enquanto quer os níveis de endorfina, o hormônio do bem-estar, subiram 27%.  Resumindo o riso é uma ótima receita e não custa nada. Vamos investir nesse remédio que baixa o cortisol que é um perigoso hormônio que age como ácido no corpo afetando principalmente o cérebro, causando falta de memórias entre outros malefícios. Vamos aumentar endorfina, o hormônio do bem-estar. Sorria de você, pra você e com todos que chegarem até você.

O Valor terapêutico da alegria.

Especialistas afirmam que o sorriso traz benefícios à mente e ao corpo, auxiliam o bom funcionamento dos músculos faciais e abdominais, além dos sistemas respiratórios, cardiovasculares e imunológicos. Vejamos outros benefícios:

 O sorriso ajuda a eliminar tensões:

O sorriso é, comprovadamente, uma das maneiras mais eficientes de se comunicar. De acordo com uma pesquisa realizada em 2007 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a comunicação entre os seres humanos acontece 93% de forma não verbal e somente 7% verbal. O estudo mostrou ainda que, ao sorrir, aproximadamente 17 músculos são trabalhados ao mesmo tempo, relaxando o corpo de tensões.

Reduzir a dor

O sorriso e a risada estão ambos associados a uma redução da dor. Graças ao sorrir , endorfinas são liberadas no organismo, o que não só melhorar o humor, mas também nos ajudar a suportar e aliviar a dor. Este é o segredo do sucesso da terapia de palhaços em hospitais.

Exercita o cérebro

O sorriso é um exercício e tanto para o cérebro, ajudando nosso organismo a desempenhar bem suas funções vitais. Ao sorrir, estimulamos o cérebro a liberar serotonina e endorfina (substâncias responsáveis pela sensação de prazer e felicidade).

Altera o estado emocional

Uma risada sempre vem acompanhada de uma sensação ímpar de bem-estar, que toma conta de nosso corpo e nossa mente, nos fortalecendo emocionalmente.

Aumenta a produtividade

O riso é um grande aliado da produtividade, as pessoas bem-humoradas, que se divertem e sorriem com vontade no ambiente de trabalho produzem mais e melhor. Segundo dados de especialistas, quando o clima organizacional é descontraído e leve, os funcionários costumam ficar menos doentes e têm menos faltas. Vamos sorrir afinal o que queremos é ser produtivos.

Gostaria de te perguntar:

Quão agradável você pode tornar seu dia hoje? E para aquele que você ama? E para os desconhecidos? Quero te dizer que quanto mais alegria você oferecer – incluindo sorrisos e palavras de encorajamento, mas você sentirá a ALEGRIA brotar dentro de si mesmo. Experimente!

Um sorriso pode mudar a sua vida e a de outras pessoas. Espalhe alegria e felicidade!

Grande abraço e vamos sorrir…

Texto baseado no Livro Emoções Mortais.

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *