10 dicas para ser mais feliz

Vamos entender o que é Felicidade?

A palavra FELIZ é um adjetivo que descreve um sentimento baseado numa experiência; essa mesma experiência pode deixar uma pessoa feliz outras não.

O dicionário traduz a palavra FELIZ como a pessoa que está muito contente;  que está muito satisfeito. Que teve os seus desejos concretizados e obteve um resultado favorável. Que expressa alegria que possui ou demonstra felicidade.

E para você o que é felicidade?

A maioria das pessoas entende que a felicidade verdadeira é mais do que um emaranhado de sentimentos intensos e positivos ela é melhor descrita como uma sensação plena de “paz” e “contentamento”.

Para facilitar nossa compreensão a respeito da felicidade vamos entender o que é contentamento; o contentamento é um estado de espírito caracterizado por não querer mais do que temos. Uma pessoa contente está basicamente satisfeita com as circunstâncias da vida, e não tem o desejo de mudá-la está satisfeito; sai do ciclo vicioso da busca constante.

Felicidade é um sentimento que muda de acordo com as forças externas enquanto que o contentamento não, pois esse diz respeito a nossa força interna. Precisamos buscar o contentamento e a felicidade virá, ou seja, fica mais fácil ser feliz quando se é contente, ou consciente da vida que temos, quando não somos contentes e satisfeitos viveremos em busca de sentimentos felizes e se nossos sentimentos são inconstantes assim será nossa felicidade.

 

 “estar feliz” ou  “ser feliz”.

Sendo assim, o que os estudos sobre felicidade apontam é que para definirmos a felicidade é fundamental estabelecermos uma diferença entre estar feliz e ser feliz. Estar feliz vincula-se à alegria, que é a sensação momentânea de prazer e bem-estar. Normalmente esse estar feliz implica em evento específico, uma experiência singular num determinado espaço de tempo por meio da qual conseguimos satisfazer algum desejo, seja comprar um carro, casar, comer a comida predileta ou encontrar um amigo que há muito não vemos. Ser feliz, no entanto, implica capacidade para lidar com os altos e baixos da vida, sem que isso impossibilite a sensação de que a vida vale à pena. Ou seja, ser feliz não significa não ficar triste, não ter problemas, etc, mas define-se por uma abordagem positiva da vida, por uma habilidade em concentrar forças para valorizar aquilo que é bom e superar aquilo que é ruim. Dessa forma, uma pessoa doente pode ser tão feliz quanto uma saudável.

Um ótimo desempenho do corpo ou da mente não são requisitos necessários para a felicidade. Se há uma fórmula para a felicidade, esta seria o equilíbrio emocional. Não se deve entender equilíbrio emocional como um estado inalterável de emoções, mas como a capacidade de lidar com a variação dos estados afetivos. Quando conseguimos fazer isso temos mais chances de vivenciar a felicidade, mesmo quando as condições físicas e emocionais nas quais nos encontramos não estão ou não são excelentes.

O que te feliz?

Ter muito dinheiro, ter fama, prestígio, família, saúde, amor? O que mais vem a sua cabeça?

Muitos pensam que o dinheiro compra felicidade, isso é uma enganação, existe muitas pessoas financeiramente bem-sucedidas e com sérios problemas emocionais. Quantos milionários tiram suas vidas por serem infelizes? Quantas pessoas que tiveram suas vidas financeiras transformadas e continuam infelizes? Você conhece alguém assim? Isso prova que a felicidade é um estado de espírito é de dentro pra fora, precisamos compreender isso e buscar a felicidade da forma correta. Muitas vezes a felicidade está nas coisas simples, na reunião com os amigos, no almoço com a família, no abraço carinhoso, na atenção, no eu te amo, no contemplar da criação, na apreciação da vida, enfim a felicidade está na simplicidade.

Veja agora as 10 dicas para ser feliz,

1 Escolher a felicidade: Saiba o que você quer da vida. Levante e vá em direção a vida que você quer ter. Ação = felicidade

2 Aceitar o que se tem: Contentamento = felicidade

3 Gostar do que faz: Trabalhar com propósito = felicidade

4 Viver o hoje: Nem no passado ou num futuro distante, a vida é agora = felicidade.

5 Mantenha-se ocupado: Se quer ser feliz, faça coisas que te faz feliz. Desenvolva relacionamentos sociáveis e permita-se ao novo = felicidade.

6 Seja você mesmo: Pessoas felizes são espontâneas, naturais e reais assuma a sua vida = felicidade.

7 Parar de se preocupar demasiadamente: Faça o que é preciso e descanse = felicidade

8 Pensar positivo: Eu penso, sinto e tomo decisões. Fortaleça seus pensamentos e suas ações serão transformadas = felicidade.

9 Seja grato: a gratidão nós da satisfação e contentamento = felicidade.

10 Invista tempo na sua vida: Corpo, alma e espírito equilíbrio dos 3 = felicidade.

Permita-se a felicidade pra isso você foi criado!

Como é feliz aquele que não segue o conselho dos maus, 
não imita a conduta dos malfeitores,

nem se assenta na roda dos zombadores! Ao contrário, 
sua satisfação está na lei do Senhor,

e nessa lei medita dia e noite. 
É como árvore plantada à beira de águas correntes: 
Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. 
Tudo o que ele faz prospera!  Salmos 1:1-3

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *